sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

UM TOQUE DIFERENTE


O tato é um sentido de nosso corpo ligado as nossas emoções. Quando abraçamos alguém, por exemplo, podemos gerar conforto. Se um homem acaricia o rosto de sua mulher gera carinho. Existe o toque que gera desejo sexual, afeto, amor ou ódio. Diferentes toques extraem diferentes sensações.

Uma mulher dos tempos bíblicos protagonizou uma cena que quero chamar de “um toque diferente”. Por doze anos, ela – que era viúva – tinha uma hemorragia extra-uterina, que além de consumir suas forças físicas e todo seu dinheiro, a tornava exclusa de sua sociedade contemporânea.

Conforto, carinho e segurança já lhe eram sentimentos desconhecidos, já que a sua enfermidade gerava a agrura de não ser tocada por ninguém. Talvez, o toque usurpador da medicina da época era o único que seu tato notava. E o dissabor do mesmo fazia sua alma já estarrecida acreditar que este era o “ato final da peça” de sua vida.

Jesus então aparece na história e como todo grande herói muda o enredo e vira o protagonista principal, mudando a categoria de drama para ação. E agora podemos ver como que em “close caption” a mulher partindo em direção a aquele que pode curar. Seu pensamento é “se eu só tocar na roupa dele tudo vai mudar”.

De repente o Homem Deus que estava cercado por uma multidão de pessoas, além de seus discípulos – e todos o tocavam – diz: “alguém me tocou diferente” em resposta a indagação de um de seus seguidores de que haviam muitas pessoas que ali o tocavam. “de mim saiu poder”, completou.

Hoje, muitos cristãos estão tocando em Jesus, tocam com ofertas, trabalhando na obra, com canções, ações sociais, entre outras atitudes que visam extrair algo daquele que presenteia os que o buscam. Quero fazer valer da introdução deste texto para afirmar que há um tipo de toque que extrai vida do Senhor.

O toque da dependência, da humildade, do desprendimento, o toque da fé. O toque que vislumbra antes da cura o curandeiro. Que o recebe como salvador e dono, note que, as palavras finais do eterno mestre para aquela mulher foram, “vai filha que tua fé te salvou”. Jesus fez o desfecho da obra destacando a salvação e não a cura.

O discípulo do amor descreve em seu evangelho que viver eternamente é conhecer a Cristo de forma íntima. O valor inestimável de ser a habitação prazerosa do altíssimo me leva a crer que quando toco o Senhor na busca de que Ele sinta-se amado, atrai para mim toda vida, toda prosperidade, todo contentamento de que preciso.

Em dias onde tocar na orla do manto santo banalizou-se a um ato mercenário, aqueles que são guiados pelo Espírito Consolador podem se aproximar mesmo em meio à multidão de dificuldades e fazer uso de um toque diferente. Tocando no Senhor como um filho que ao abraçar o Pai cativa lhe o coração, e com isso ganha qualquer coisa que queira.

Preciosas pratas da casa

Márcio, Paula e Fabíola são preciosas pratas da casa. Estão nesses dias gravando os vocais do CD Porta Aberta. Mas do que talentosos musicalmente eles servem ao Senhor com alegria e altruísmo. Seus testemunhos tem tocado a vida de outros trazendo virtudes de Cristo. Alegro-me em saber que a riqueza que existe em suas vidas poderá refletir em nosso mais recente trabalho musical, cooperando com nossa esperança de que este disco toque a igreja atraindo o poder que em Cristo está.

Um comentário:

  1. O próprio Jesus após ser ressuscitado mostra seu desejo de ser tocado por aqueles que o buscam. Assim que o discípulo Tomé se deparou com o Mestre em Seu corpo vivificado não se contentou com o nível "raso" da fé convencional. Mas confessou sua necessidade de tocá-lo. É este mesmo ímpeto (e não a incredulidade) demonstrado por Tomé que Deus busca naqueles que o adoram "em Espírito e em verdade". (João 4:24). Entrar em um profundo e intenso nível de adoração a fim de tocar este maravilhoso Jesus ressuscitado. Não vejo, analisando sob a perspectiva contida na narrativa do meu amigo e irmão Alessandro, Tomé como um incrédulo, mas sim como um ousado. Exercendo a mesma ousadia que esta mulher encontrou, a fim de extrair dEle algo que transcendesse o trivial. A verdadeira essência de Sua intimidade que só pode ser obtida através da adoração.

    Matheus Viana

    ResponderExcluir