terça-feira, 19 de abril de 2016

Arte que reflete Cristo

Lendo as escrituras percebo atuações artísticas que além de acrescentar beleza aos textos, agregam ensinamentos. Deus, sendo o maior dos artistas, fragmentou porções deste talento aos homens, desde a criação, até os dias atuais.

O dom artístico que recebemos de Deus tem um propósito. Observe o caso da serpente de bronze que Moisés ergueu no deserto. O povo de Deus, procurou Moisés para reclamar da falta de pão e água.

Por conta disto, Deus enviou serpentes venenosas em meio a eles e muitos dos que foram picados morreram. Então, os israelitas procuraram Moisés confessando seu pecado e pedindo que o profeta orasse a Deus para que as serpentes fossem embora.

Números 21:29 descreve o que aconteceu: “Moisés fez uma serpente de bronze, e colocou-a sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia”. Deus responde a oração de Moisés, pedindo que ele fizesse uma obra de arte.

E foi através desta obra que o povo de Deus recebeu livramento. Jesus citou a mesma obra de arte feita por Moisés para ilustrar sua crucificação. Isto encontra-se em João 3:14-15: “E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Note a importância que o Mestre incutiu a escultura de bronze. Jesus valoriza a arte. Todos os que recebem um talento de Deus, precisam dar importância a ele. Acredito que muitos dos que leem este texto possuem algum dom artístico que receberam de Deus.

Seja para o canto, para a arte da pregação, para o teatro ou a dança, para pintar ou fazer algum tipo de escultura. No entanto, ao lado desta bênção, há uma ameaça. O homem caído está inclinado a supervalorizar seus dons, ao ponto de se colocar num patamar superior aos que o cercam.
Avalie comigo, se recebemos o dom de Deus, há algo mais legítimo do que devolvermos a ele o resultado deste dom em forma de adoração.
Propósito soberano

Este é o propósito soberano do nosso talento. As serpentes de bronze que fazemos não podem deixar de expressar atributos do nosso Deus. Houve um momento em que a obra de arte que Moisés fez deixou de ser um instrumento de adoração a Deus.

Observe o que está escrito em 2 Reis 18:4. “Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã”.

Se Deus não exala a fumaça da arte feita por suas mãos, se somente os homens inalam o perfume do incenso de seus talentos, sua arte tornou-se abstrata ao evangelho. Portanto, não idolatre o fruto do seu dom, de outro modo, verta sua arte para adorar ao Criador.

Se esta for nossa motivação, assim como a serpente de bronze, baseada em Jesus, refletirá no fim das contas, ainda que como sombra, a cruz de Cristo. Quem olhar para ela viverá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário