segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A mulher do sacerdote


Levítico 21:7 "Não poderão tomar por mulher uma prostituta, uma moça que tenha perdido a virgindade, ou uma mulher divorciada do seu marido, porque o sacerdote é santo ao seu Deus”.

Após o novo nascimento, cada nova criatura – enfim, cada um de nós – tornou-se um sacerdote (Ap 5:10). No capítulo 21 do livro de Levítico, constam várias instruções aos sacerdotes e no verso descrito acima, vemos que o sacerdote do velho testamento não podia se casar com qualquer tipo de mulher e isto se aplica a nós também. Se definirmos a mulher citada no texto, como algo que tipifique nossa conduta moral e ética e também os hábitos que nos acompanham intimamente. E nos lembrarmos que o dever de sermos sacerdotes santos não mudou. Então temos que tomar cuidado com a escolha do tipo de “mulher” com quem nos relacionamos:

"Não poderão tomar por mulher uma prostituta”

Não se relacione com a prostituição (impureza). Precisamos elevar nossos padrões de cuidado: com o que assistimos, observamos, falamos, pensamos e etc. Distantes do Senhor vamos paulatinamente abrindo concessões sobre estas coisas e permitindo que a malícia e a impureza se tornem banais. Deixe Deus o levar de volta a um alto padrão de temor.

“uma moça que tenha perdido a virgindade”

Virgindade fala sobre o comprometimento de uma noiva o casamento. Isto nos fala que temos um compromisso com o noivo, o de erguer uma obra chamada igreja gloriosa, sem manchas, sem máculas. Este é um tempo para avaliarmos nosso caráter cristão, tanto comportamental, quanto conceitual. Somos parte desta noiva, desta construção, como pedras vivas. Vamos ser pedras preciosas e não de baixo valor.

“ou uma mulher divorciada do seu marido”

O divórcio é a quebra de um relacionamento. Se temos algum relacionamento quebrado, precisamos reatar. Pense se não há amigos, familiares ou outras pessoas nestas circunstâncias. Liberar perdão e resolver caminhar, uma milha a mais, são atitudes fundamentais para isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário