terça-feira, 30 de setembro de 2008

OS OUTROS?



A canção Aviva-me nasceu durante minhas últimas férias em Imbituba, SC, viajei para lá com Filipenses 2:3 - “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” - latejando na minha mente. Considero esse versículo uma das direções mais difíceis da bíblia.

Primeiramente, servir a Deus movido pela motivação correta, sem querer aparecer, sem desqualificar outros ministérios para enaltecer o próprio, mas reconhecendo a natureza carnal e o modo como estamos sujeitos ao erro é um grande desafio, principalmente em dias onde para encontrarmos essas misturas envoltas ao evangelho é preciso apenas ligar a televisão.

Fiquei dias pensando na possibilidade de encontrar algo que criasse uma imunidade ou que fosse um remédio preditivo para esse problema. E para minha surpresa a resposta estava na ‘parte b’de Fl 2:3 - “cada um considere os outros superiores a si mesmo”. Quando recebi do Espírito Santo tal revelação, me alegrei, como quem descobre que tinha uma nota de R$100,00 no bolso da calça que estava indo pra lavadora.

Mas ao refletir um pouco mais - naquilo que entendi ser a solução prática para o desafio anterior - deparei-me com um desafio ainda maior. É fácil considerar meu pai superior a mim, meu patrão, meu pastor, meu melhor amigo, meu cantor preferido. Mas e os outros? Alias, quem são estes outros? Seriam personagens do seriado Lost?

Brincadeiras à parte, há um versículo que pode ajudar a compreender quem eles são: “Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior” Hb 7:7. Creio que a resposta é essa – aqueles que eu considero inferiores a mim são os outros e a maneira de considerá-los superiores é abençoá-los, de todas as formas que eu puder. E fazer isso ainda que por disciplina até que a pratica se torne vida em meu coração.

Enfim, “Aviva-me” tem o propósito de esclarecer que o verdadeiro avivamento tem esses princípios como coluna, que a chama interna que gera a grande colheita é o amor e a humildade. Os desafios continuam grandes, mas agora sabemos os passos que devemos dar. Que Deus posso reavivar o dom que há em nós, mas que eles sejam movidos através de nós por motivações corretas.

Nosso professor

Zé Mauro além de produtor do nosso cd é o líder do ministério de música de nossa igreja. Conheci poucas pessoas tão competentes musicalmente como ele, para tocar, cantar, compor, além de sua simplicidade e sabedoria. Toda essa ‘rasgação de seda’ tem um motivo. Zequinha é um exemplo para mim de alguém que considera os outros superiores. Sua vida desde que o conheço tem ensinado isso. Não que eu já tenha aprendido, mas agradeço: Obrigado pelas aulas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário